16.1.11

Bananas para o mundo

Celso de Almeida Jr.


Publicado no jornal A Cidade - Coluna Política & Políticos
Ubatuba-SP, 11 de setembro de 1999


É conhecida a expressão que muitos utilizam quando a paciência passa do limite: 
"Uma banana para você!"
Eis o sinal de desabafo quando algum interlocutor torna-se intolerável.
Hoje em dia, apesar das novas gerações adotarem termos mais pesados, a clássica "uma banana para você!" ainda tem certa popularidade.
Será que é possível, com uma exclamação desse tipo, desenvolver uma cidade e ainda conciliar interesses de políticos das mais diversas correntes?
Políticos mais a esquerda, indignados com os efeitos perversos da globalização e com a manipulação da economia brasileira pelos interesses externos, sonham em dar "uma banana para o mundo!"
A turma pró-botina também alimenta seus desejos de escantear a esquerda questionadora, dando-lhe "uma bela banana(verde)".
Esse mês de setembro também será rico em distribuição de bananas por diferentes políticos aos seus respectivos partidos. 
É que faltando um ano para as eleições municipais, a Justiça Eleitoral determina que aquele que deseja ser candidato a prefeito, vice ou vereador deverá estar filiado em algum partido, não podendo mais trocar de legenda até o pleito. 
E é aí que começa a fase de "banana ao partido"
Se o partido ainda não estiver bem estruturado; se um outro partido oferecer vantagens; se alguém financiar a campanha; se o candidato a prefeito do outro partido está melhor nas pesquisas, pronto! 
Sempre há uma boa desculpa para fazer valer a "banana ao partido"
E troca-se de legenda como troca-se de camisa.
Alguns são mais ousados. 
Trocam de partido, mesmo depois do prazo legal. 
Se preciso, até rasuram documentos. 
Temos nesse caso a popular "banana às leis", muito apreciada em nosso país.
Enquanto isso, há vinte anos, uma família vem divulgando o nome de Ubatuba através da venda de doces de banana. 
É a batalhadora e competente família Parodi, do Tachão de Ubatuba.
A qualidade de seus produtos, a apresentação elegante, as higiênicas instalações e a eficiente distribuição fazem do Tachão de Ubatuba um gratificante exemplo de empreendimento modelo.
Olha aí: a frase "bananas para o mundo", além de agradar aos políticos, pode significar uma divertida forma de incrementar a economia de Ubatuba. 
Os Parodi trabalhando, os bananicultores da cidade produzindo e lucrando, o comércio faturando, os hotéis divulgando "o melhor doce de banana do mundo", os turistas conhecendo o processo de cultivo e industrialização, da bananeira à embalagem, afinal, tudo é motivo de curiosidade.
Exportar é impossível? 
Claro que não!
Vamos fazer o mundo conhecer Ubatuba também por suas bananas e seus deliciosos doces. 
Além, naturalmente, do famoso peixe com banana, carro chefe da culinária caiçara.
Você acha que eu estou delirando?
Acredita que eu não tenho o que fazer?
Pensa que anda faltando assunto?
Quer saber de uma coisa?
"Uma banana para você!"

PS: Semana passada o Benedito Góis recomendou que eu não publicasse o meu artigo. Estava muito forte...Conheço a regra: manda quem pode, obedece quem tem juízo. Entretanto, achei um jeitinho de furar o cerco. Quem quiser uma cópia escreva para o meu endereço (não virtual) rua das Orquídeas, 210. Chefe me perdoe: Tudo pela causa!

Yes, Nós Temos Bananas
Braguinha
Tatiana Parra