13.2.11

Vestindo a Camisa

Celso de Almeida Jr.


Publicado no jornal A Cidade - Coluna Política & Políticos
Ubatuba-SP, 06 de novembro de 1999

As pré-candidaturas à prefeitura de Ubatuba parecem estar definidas. Nélio, Paulo Ramos, Zizinho e Danilo já participaram de outras campanhas e marcarão presença na eleição de 2000. Os fatos novos são os nomes de José Lúcio Galvão e Vera Coutinho.
Nélio é político experiente. Sua habilidade é admirável. Seu senso democrático pode ser percebido nas páginas de seu jornal, o "A Cidade". Abre espaço para diversas correntes, sempre zelando pela pluralidade de ideias. Tem o perfil de político moderno e equilibrado.
Paulo Ramos foi beneficiado pelo trágico governo de Zizinho. É comum ouvir a frase "eu era feliz e não sabia" pronunciada por diversos ex-adversários do Paulinho. Seu carisma também é impressionante. Conquista simpatizantes com uma conversa amável e franca. Tem currículo de tocador de obras.
Zizinho foi meu professor de História. Auxiliei-o em algumas campanhas e fui seu Secretário de Administração por três meses e meio. Portanto, conheço bem o atual prefeito. Logo, posso recomendar com absoluta segurança: não vote nele.
Danilo é um empresário respeitado. Graças as suas ações, o Partido Verde tem encarado o difícil desafio de lançar candidatura a prefeito. Danilo tem sido um competente porta-voz das intenções do PV e vem ganhando simpatizantes.
José Lúcio Galvão é o maior empresário da cidade. Em poucos anos transformou a Costa Mar numa companhia forte, diversificando o negócio. Hoje, além de transporte coletivo, atua em turismo, terraplanagem, agropecuária e serviços gráficos. Gera mais de 200 empregos diretos e, pelo que sei, não vai parar por aí. Quando pergunto: "José Lúcio é candidato a prefeito?" ele desconversa e não diz sim nem não. Já é, porém, presidente do PPB e filiou um time de políticos com força eleitoral. Sinto que nesse mato tem coelho.
Vera Coutinho é a mais nova opção para o eleitor ubatubense. Ela é presidente da Sociedade Amigos do Perequê-Açu e coordenadora do Plano Estratégico de Desenvolvimento Socio Econômico de Ubatuba, sob assessoria de competente consultoria ligada ao turismo espanhol. Também é diretora do simpático jornal Ação Comunitária que tem veiculado interessantes ideias para a integração das organizações não governamentais da cidade. Sua família atua há 12 anos no comércio varejista. Seu marido Valdo comanda a Adega Silvamar e é grande incentivador da sua candidatura. Os filhos Valdo Jr, Vinícius e Victor completam a família e sabem que o desafio de sua mãe não é pequeno. Vera ainda conta com a cobertura da irmã Izilda que não mede esforços para auxiliá-la. Essa retaguarda é fundamental para o sucesso do projeto político de Vera Coutinho. Explico: Vera está entrando em campo minado. Muitos políticos não levam a sério candidaturas femininas. Tentarão, sem piedade, destruir sua vida familiar, lançando boatos de toda ordem. Sem a compreensão do marido e dos filhos a vida da candidata transformaria-se num caos. No caso de Vera Coutinho vi que a retaguarda é sólida. Ponto para ela. Também merece destaque o seu talento para conquistar apoio político, o que a credenciou como excelente aglutinadora de forças. O aval mais recente foi dado pelo deputado estadual Pedro Yves, ex-prefeito de São José dos Campos: "Em Ubatuba, minha candidata a prefeita chama-se Vera Coutinho.", declarou o vice-lider do PTB na Assembleia Legislativa.
De minha parte, preciso confessar. Não resisto a tentação de apoiar novos nomes para atuar no cenário político local. Assim, tenho a obrigação de manifestar-me, evitando ficar sobre o muro. Com esse gesto, espero que muitos de seus simpatizantes comecem também a apoiá-la publicamente. Ela precisará contar com esse efeito multiplicador para emplacar seu nome. É isso. Vesti a Camisa. Meu apoio vai para Vera Coutinho e para o seu arrojado projeto pelo desenvolvimento socio econômico de Ubatuba.

PS:
Quero parabenizar o maestro Leandro Germano da Silva pelo brilhante desempenho com a Banda Marcial do Colegio Dominique, nas festas do aniversário de Ubatuba. As interpretações de temas dos filmes Jesus Cristo Super Star e O Rei Leão foram emocionantes. O embalo da famosa Macho Man, sucesso do Village People, também causou arrepios nas autoridades. Como o Leandro prepara-se com antecedência, já anunciou uma das músicas para o 28 de outubro de 2000. Será o tema de Zorro, o autêntico. Olé!

Camisa 10
Hélio Matheus - Luiz Vagner
Luiz Américo