9.3.11

Além do horizonte

Celso de Almeida Jr.


Publicado no jornal A Cidade - Coluna Política & Políticos
Ubatuba-SP, 01 de janeiro de 2000 - Republicado em 08/01/2000


Para quem gosta de política é interessante tentar vislumbrar o que o amanhã nos reserva. A agonia de Zizinho era mais do que prevista. Seus atos há muito apontavam para o abismo. Não via quem não queria.
E a Câmara? Tudo indica que enfrentará turbulências. As acusações do ex-vereador David Praxedes são muito fortes. Dez veradores poderão ser afastados. Seria um triplo vexame. Perdemos o prefeito, o vice e corremos o risco de perder a maioria da Câmara. Só foram poupados três nomes: Maurão(PFL), João Maziero(PPB) e Pedrinho(PMDB). Os outros estão na berlinda.
Quem sofrerá com isso?
Alguns partidos, certamente. O PPS(Zizinho, Eduardo César, Patrício e Epifânio), o PFL(Rogério e Andrade), o PPB(Agenor e Julião) e o PMDB(Moralino, Pindá, Biguá e Guelinho).
Vamos olhar mais adiante.
Se a Justiça confirmar que esses políticos cometeram improbidade, eles não poderão disputar a eleição em 2000. E como têm forte expressão eleitoral, causarão grande desfalque em seus partidos. E o que ocorreria? Naturalmente, o fortalecimento de outras legendas com destaque para o PTB e o PSDB que poderão fazer mais vereadores do que o previsto para o próximo pleito.
Intimamente, prefiro torcer pela inocência dos dez. Seria excelente para a cidade. Mas não posso deixar de perguntar: Você colocaria a mão no fogo por eles? Exagerei na pergunta? Então, vai outra: Você votaria neles? Se sim, inocentou-os. Se não, está caracterizado o voto de desconfiança. Deixo a batata quente com o leitor. Fica como presente de ano novo.
Tentando vencer o horizonte, o que dá para ver?
Possivelmente o ano 2000 será marcado por dúvidas jurídicas.
O presidente da Câmara será o prefeito? Qual dos presidentes, o antigo ou o novo? Se ambos forem afastados, quem será o prefeito? Os suplentes de vereador escolheriam um novo nome? Pode haver uma intervenção estadual? Zizinho ainda poderá voltar? Rogério tem chances de assumir a prefeitura? E os atuais vereadores, se afastados, conseguiriam retornar?
Prepare-se! Estes serão os dramas que viveremos em 2000.
Situação e oposição levarão tais divergências ao extremo. O eleitor fatalmente ficará confuso. Nesta hora, possivelmente, ganharão espaço os novos nomes. Mas, como o povo diz que eleição e futebol são verdadeiras "caixinhas de surpresa", tudo pode ocorrer.
Eu - pode acreditar - não esperava uma virada de ano tão quente, no verão e na política.
Pelo que se vê, os ventos da moralidade estão chegando.
Se a Justiça prevalecer, espero que o ano novo confirme as previsões do Rei Roberto Carlos: "Além do horizonte deve ter algum lugar bonito pra viver em paz." O lugar bonito já temos. Vamos aguardar a paz. FELIZ ANO 2000!

Além do Horizonte
Roberto & Erasmo
Roberto Carlos