12.3.11

No papel e no ar

Celso de Almeida Jr.


Publicado no jornal A Cidade - Coluna Política & Políticos
Ubatuba-SP, 12 de fevereiro de 2000


Respeito o Dr. Nélio de Carvalho. Seus dois governos geraram certa paz política e não evidenciaram escândalos. Admirável também os bons serviços que presta através da rádio Costa Azul e do jornal A Cidade, dois veículos de comunicação muito queridos pelos ubatubenses.
Para os apreciadores de jornal, tornou-se hábito separar os centavos para buscar o amigo de todos os sábados, na banca mais próxima. É leitura interessante.
E o que dizer dá rádio? Quantos talentos já revelou? Quantos bons serviços já prestou à comunidade? Quanta polêmica causou com entrevistas quentíssimas? Sem falar na nova programação que, tudo indica, está agradando.
Lembro-me quando a Costa Azul iniciou suas transmissões. Recordo-me do sr. Odair Rofino aos microfones, anunciando a fase experimental. Também guardo a lembrança de uma entrevista que o Benedito Góis deu à TV Cultura, num especial sobre Ubatuba, falando sobre a nossa rádio. Foi uma época muito boa. O Góis, inclusive, merece aplausos. Discreto e batalhador dirige a rádio e o jornal com uma habilidade impressionante. Em cidades como a nossa é dificílimo fazer uma imprensa imparcial. Depende-se muito dos vínculos com as forças políticas locais. Normalmente, prefeituras e câmaras publicam seus decretos e leis em jornais "do time", usando o mesmo expediente para as rádios. Essa prática costuma calar notícias contrárias aos donos do poder. Assim, tudo caminha num mar de rosas mesmo que no fundo haja um lamaçal melequento.
Pois é. No A Cidade vi justamente o contrário. Apesar de publicar os editais da prefeitura - um bom dinheiro conquistado legalmente via licitação - o jornal não deixou de divulgar as mais apimentadas críticas contra o ex-prefeito Zizinho. Eu mesmo malhei com gosto, obviamente acreditando estar com a razão. Mas é possível imaginar a pressão que o Góis sofreu, afinal, conheço bem o o Zizinho e seus métodos. Contudo, nosso diretor foi habilmente firme. Foi justo, abrindo espaço para a defesa e sábio, não censurando as mais contundentes matérias. Está garantindo seu lugar na história. Não será esquecido por quem respeita a democracia.
A rádio também abre espaço a todos. É injusto dizer que a Costa Azul é parcial. Dou exemplo. Sou fiel defensor da candidatura de Vera Coutinho à prefeita de Ubatuba. Vera é um nome novo. Precisa conquistar espaço para tornar-se conhecida. Pois bem, tive a satisfação de ouvir a sua entrevista ao competente e querido Ary Mattos que comanda a Ciranda Costa Azul, na nova programação, das 15h às 16h55m. Foi um sucesso. A repercussão foi muito positiva. A frase de um exigente amigo sintetiza o que estou dizendo: "Escutei a Vera Coutinho. Gostei. Tem bons projetos."
A rádio, conforme utilizada, tem um efeito imediato sobre a opinião do eleitorado.
Se Nélio fosse um político reacionário criaria mil obstáculos para seus opositores na sua Costa Azul. Mas não se comporta dessa forma. Mantém uma conduta democrática, firme e equilibrada. Assim, mostra e ensina porque é considerado o mais habilidoso político ubatubense dos últimos 25 anos. A ele sou grato. Mesmo sabendo de minha simpatia e apoio ao projeto de Vera Coutinho, ele não censura nem proíbe minha assinatura no Política&Políticos. No fundo, Nélio sabe com quem está lidando. E, por ser político sério e pré-candidato a prefeito pelo PSDB, sabe muito bem que é preciso incentivar com urgência o surgimento de novas lideranças. É o que estamos fazendo.

PS: Essa do Zizinho ficar se reunindo com vereadores, em sua residência, foi interessante. Churrasco não deve ser. Ele não é de abrir a carteira. Só se estiver abastado. Aí tem. Como encontraram-se numa quinta-feira, devem ter ido assistir, juntinhos, ao Linha Direta, na Globo. Há uma história interessante de uma cidade cujo prefeito teve o seu afastamento decretado e os moradores iriam escolher se ele deveria ou não voltar. Mas nossos meninos se enganaram. Esse assunto seria no Você Decide, na mesma emissora, só que na quarta-feira. Confusos, acabaram assistindo a um programa com casos de polícia. Freud explica!

Aprendendo a Jogar
Guilherme Arantes
Elis Regina