24.4.11

Ping-Pong

Celso de Almeida Jr.


Publicado no jornal A Cidade - Coluna Política & Políticos
Ubatuba-SP, 27 de maio de 2000


O Jorge Roberto de Sousa, da AUTM - Associação Ubatuba de Tênis de Mesa, jamais me perdoaria o título deste artigo ao esporte que ele, com tanta competência e determinação, divulga na cidade. Já aprendi que tênis de mesa não é ping-pong. O primeiro é uma modalidade olímpica que desenvolve o raciocínio, estimula a percepção e dá excelente condicionamento físico. O segundo é brincadeirinha. É aquela farra para divertir a família em dia de churrasco quando, geralmente, o tio gordão corre com a língua de fora, em torno da mesa, para revidar uma bolinha repicada por um sobrinho espevitado. Mas, tenho esperança de que o Jorge concorde que, ao menos, o barulho que a bolinha faz, também no tênis de mesa, aproxima-se do ping-pong. É a brecha que encontrei para contar com o seu sinal verde. Preciso deste aval, pois apesar do meu texto não ambicionar medalha, como numa olimpíada, sempre espero alcançar credibilidade. E o leitor, possivelmente, concordará que este ping-pong soará como um tempero bem humorado que só pretende espantar o clima pesado desta nossa política miúda. Então, lá vai:
Ping: Marcão.
Pong: Li "seu" direito de resposta. Reconheci o autor verdadeiro. É desafeto antigo. Portanto, não vou morder a isca. Assinou, não escreveu, o pau não comeu.
Ping: Pedro Tuzino.
Pong: Devo algumas linhas sobre o candidato do PT. Foi gerente da Sabesp. Atua em escritório de engenharia com Dino Garnier e Hélio Camargo. Tem a simpatia de respeitáveis lideranças do setor imobiliário, com destaque para o Moacir. O petista não é bicho. E sabe jogar.
Ping: José Lúcio Galvão
Pong: Quietinho, quietinho. Bonzinho, bonzinho. Amansa Zizinho. Assusta Paulinho. E mexe pauzinho. Quem é que é bobinho?
Ping: Danilo.
Pong: Sua candidatura a prefeito pelo Partido Verde parece que não amadureceu. É uma pena. Oxigenaria a campanha.
Ping: Vera Coutinho.
Pong: Luta, bravamente, para disputar a eleição. Não contava com as manobras do guloso. Aguarda uma ação definitiva dos líderes petebistas de São Paulo. Mostra ter fibra e determinação. Precisamos disso.
Ping: Paulo Ramos.
Pong: O comportamento que adotou, procurando inviabilizar a candidatura de Vera Coutinho, revelou a sua falta de habilidade política. Entretanto, tem qualidades para ser um bom capoeirista. Mas, mesmo neste caso, precisa controlar o apetite.
Ping: Nélio e Dilei.
Pong: Colheram bons frutos ao definirem, com antecedência, a dobradinha prefeito-vice. A paz que reina no PSDB e no PSC facilita o árduo trabalho de angariar simpatizantes, financiadores e votos.
Ping: Zizinho.
Pong: Não adianta pedir para que saia de cena. Ele contrata contra-regras, ajeita a claquete, abre as cortinas, pede luz, câmera, ação! Já que adora o palco, que faça um cursinho de ator, E contrate coadjuvantes talentosos. Nem as novelinhas dubladas do SBT são tão ruinzinhas. Assista outros canais. Conheça novos artistas. Clic-clic: Globo.competência.
Ping: Regina Vigneron.
Pong: Plaft!
Quebrou a bolinha.
Deve ser a raquete. Ou, talvez, eu não esteja dosando bem a minha força. Às vezes, indignado, exagero na batida. Mas, sabe o que é? Quando se conhece, bem de pertinho, o jogo político ubatubense não há monge tibetano que mantenha a pose. Sou, como você, um cidadão que tira o sustento do trabalho. E muito trabalho. Enquanto isso, torram o nosso patrimônio e culpam quem os denunciam. Não serão poucas raquetadas que acabarão com esta farra. É preciso esclarecimento. É preciso coragem. É preciso votar.
Não fique em silêncio. Arrume mais bolinhas e ping-...

Nem vem que não tem
Wilson Simonal
Marcelo D2