11.6.11

O bom Machado

Celso de Almeida Jr.


Publicado no jornal A Cidade - Coluna Política & Políticos
Ubatuba-SP, 19 de agosto de 2000


Machado de Assis para principiantes, organizado por Marcos Bagno, pela Editora Ática, é leitura deliciosa, válida para jovens e adultos, mesmo até para quem já estudou o mestre. Na apresentação explica-se que a mostra representa um "cardápio" onde o leitor encontra um pouco de tudo o que há de mais saboroso na obra do nosso escritor maior. 
A respeito dele, disse Monteiro Lobato: 
"É grande, é imenso, o Machado. É o pico solitário das nossas letras. Os demais nem lhe dão pela cintura."
A política é um dos temas selecionados por Bagno. Fica evidente que uma série de vícios da vida política brasileira de hoje já existia naquela época: o tráfico de influência, a mudança de opinião motivada por interesse pessoal, entre outros. A obra de Machado permite reconstituir o clima político do Segundo Império e do nascimento da República. Reproduzo alguns "aperitivos" selecionados por Marcos Bagno:

De Quincas Borba:
"...isto de política pode ser comparado à paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo: não falta nada, nem o discípulo que nega, nem o discípulo que vende. Coroa de espinhos, bofetadas, madeiro, e afinal morre-se na cruz das ideias, pregado pelos cravos da inveja, da calúnia e da ingratidão..."
"Enfim, contados os males e os bens da política, os bens ainda são superiores. Há os ingratos, mas os ingratos demitem-se, prendem-se, perseguem-se..."

De Memórias Póstumas de Brás Cubas:
"Quem não sabe que ao pé de cada bandeira grande, pública, ostensiva, há muitas vezes várias outras bandeiras modestamente particulares, que se hasteiam e flutuam à sombra daquela, e não poucas vezes lhe sobrevivem?"
"Entrei na política por gosto, por família, por ambição, e um pouco por vaidade. Já vê que reuni em mim só todos os motivos que levam o homem à vida pública..."

De Esaú e Jacó:
"Se há muito riso quando um partido sobe, também há muita lágrima do outro que desce, e do riso e da lágrima se faz o primeiro dia da situação, como no Gênesis."

Recomendo a aquisição deste interessante livro que apresenta, também, os seguintes temas presentes na obra de Machado de Assis: adultério, ceticismo, dinheiro, loucura, mulheres, sedução, ser e parecer, vaidade e humor. Aproveite.


Lei é Lei
Continuo divulgando a legislação eleitoral.

É permitido:
Instalar e fazer funcionar até a véspera da eleição, alto falantes ou amplificadores de som em veículos, das oito às vinte e duas horas.
Realizar comícios no horário compreendido entre as oito e as vinte e quatro horas.
É crime:
Caluniar alguém na propaganda eleitoral, imputando-lhe falsamente fato definido como crime.
Difamar alguém na propaganda eleitoral, imputando-lhe fato ofensivo a sua reputação.
Injuriar alguém na propaganda eleitoral, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.

Ela
Machado de Assis
Música: Sacris Solemnis