16.7.11

Freio de mão

Celso de Almeida Jr.


Publicado no jornal A Cidade - Coluna Política & Políticos
Ubatuba-SP, 23 de setembro de 2000


Quem dirige, conhece.
O freio de mão permite que o veículo estacionado, principalmente em ladeiras, não rode desgovernado, batendo ou atropelando sujeitos distraídos.
Em política, também é usado.
Especialmente nestas horas, onde, num intervalo de dez dias, o prefeito presta depoimento na delegacia de polícia e o ex-prefeito tem os direitos políticos cassados.
Recomendo o freio de mão, pois o freio de pé depende de um sistema complexo. Neste, ao apertar o pedal, um óleo é comprimido e empurra um pistãozinho que aciona um mecanismo que segura a roda. O pequeno pistão integra um conjunto que os mecânicos chamam de "burrinho".
Por isso a minha opção pelo freio de mão. Ele independe de burrinhos. Estes, na política, já temos de sobra.
Portanto, puxe!
Puxe com força!
Pare, por alguns instantes.
Nesta freada, reproduzo expressões clássicas.
São combustíveis consagrados para abastecer o nosso pensamento. Afinal, só ele ditará os números certos que digitaremos na urna eletrônica:
ab uno disce omnes: Por um, conhece a todos. Pelas qualidades de um indivíduo podem ser avaliadas as qualidades de um povo.
abyssus abyssum invocat: Um abismo chama outro abismo. Expressão do Salmo 42, versículo 7, para indicar que uma falta cometida predispõe o pecador a cometer outras mais graves.
carpent tua poma nepotes: Os teus descendentes colherão os teus frutos. Não pensar unicamente em si e no presente, pois o nosso trabalho aproveitará as gerações futuras (Virgílio, Écogla IX,50).
consuetudo consuetudine vincitur: Um costume é vencido por outro costume. Princípio de Tomás de Kempis segundo o qual os maus hábitos podem ser eficazmente combatidos por outros que lhes sejam contrários.
quidquid delirant reges, plectuntur Achivi: Quando os reis deliram, os gregos são açoitados. O povo paga pelos desvarios dos governantes.
video meliora, proboque deteriora sequor: Vejo as coisas melhores e as aprovo, mas sigo a piores. Imagem do homem fraco, traçada por Ovídio (Metamorfoses, VII, 20). Vê o bem e o aprova, mas é arrastado pelas paixões.
volenti nihil difficile: Nada é difícil para quem quer; querer é poder.
Após a parada, desejo uma arrancada, com segurança, ao primeiro de outubro.

Lei é Lei:
No dia da eleição é permitida:
A manifestação individual e silenciosa da preferência do cidadão por partido, coligação ou candidato, incluída a que se contenha no próprio vestuário - camisetas, bonés, botons - ou se expresse no porte de bandeira ou flâmula ou pela utilização de adesivos em veículos ou objetos de que tenha posse.
Atenção:
Não é permitida a aglomeração de pessoas, com ou sem a utilização de veículos, que caracterize a manifestação coletiva, utilizando-se bandeiras, flâmulas, camisetas e adesivos.
Não é permitida a distribuição de material de propaganda política ou a prática de aliciamento ou manifestação tendentes a influir na vontade do eleitorado. Isto constitui crime punível com detenção e multa.

Pare o Casamento
Wanderléa