25.9.11

Prata da casa

Celso de Almeida Jr.


Publicado no jornal A Cidade - Coluna Política & Políticos
Ubatuba-SP, 25 de novembro de 2000


Não é fácil manter um jornal.
Ainda mais em Ubatuba.
O comércio vive altos e baixos e nem sempre investir em propaganda - apesar de necessário - é possível.
Por isso, a publicação oficial garante uma boa receita para a manutenção do periódico. Os editais são, sempre, um filão fundamental para o departamento financeiro de qualquer jornal do interior.
Difícil, mesmo, é manter a imparcialidade.
A lógica é simples. A pressão política atinge diretamente os responsáveis pela sobrevivência da empresa que caminham, literalmente, no "fio da navalha".
Por tudo isso, é com muita satisfação que escrevo no jornal "A Cidade" e devo registrar a importância de comemorarmos os 15 anos deste respeitado veículo de informação.
Conheci e convivi com Gilberto Ferretti, o saudoso fundador, e a ele devemos nossa permanente homenagem pela iniciativa.
Conheço e convivo com Benedito Góis, o atual Diretor Geral, e a ele devemos nosso permanente respeito pela manutenção do jornal.
Soube de muita pressão política que ele sofreu por artigos "quentes" aqui publicados. O interessante é que raramente ele compartilhou comigo estas aflições. Sempre deixou-me a vontade para escrever, lembrando-me apenas de minha responsabilidade pelos textos produzidos.
Esta liberdade de expressão é muito rara em cidades como a nossa.
Os grandes jornais, muito estruturados financeiramente, vivem outra realidade. Lá os interesses são diferentes e a retaguarda é de outra natureza.
Aqui não. Depende-se muito do pulso do Diretor, que sabe estar correndo o risco de levar uma rasteira futura, ao publicar críticas pesadas aos donos do poder local.
Nesse instante, portanto, quando estendo os meus cumprimentos à toda a equipe do jornal "A Cidade" pela conquista do 15º aniversário, publico também os parabéns ao amigo Benedito Góis que, com muito talento e paciência, escreve o seu lugar na história da imprensa local. Primeiro, por garantir com muito trabalho e esforço a manutenção deste veículo por tantos anos. Segundo, por permitir que diferentes opiniões atinjam a comunidade ubatubense, garantindo o exercício da democracia pela pluralidade de ideias. Certamente é daí que nasce a credibilidade do "A Cidade" e será também por aí que ele irá mantê-la.

PS: O prefeito reeleito de Caraguatatuba, Antônio Carlos, convidou Marcos Franco e Jair de Souza para que integrem a sua nova equipe. Boa decisão. Ambos são competentetes e necessitam depois da atual experiência - Secretários de Zizinho - passarem pelo purgatório. Antônio Carlos, porém, poderia levar no pacote o nosso atual prefeito, como numa promoção: "Pague dois e leve três." Seria a oportunidade para que os políticos de Caraguatatuba descubram que, nesta região, terremotos existem.

Liberdade, Liberdade!
Abre as asas sobre nós!

Imperatriz Leopoldinense
Samba Enredo-1989