12.10.11

Dando o tom

Celso de Almeida Jr.


Publicado no jornal A Cidade - Coluna Política & Políticos
Ubatuba-SP, 16 de dezembro de 2000


A vitória de Paulo Ramos não garante um sinal verde aos seus métodos.
Acredito que ela aconteceu muito mais devido ao fracasso do governo Zizinho do que propriamente ao currículo do Paulinho.
Quem assistiu ao final de seu governo, em 1996, recorda-se da imagem desgastada e negativa que marcou aquele momento de sua carreira política.
Mas os tropeços e o caráter de Zizinho permitiram uma nova chance a Paulo Ramos.
Chance!
Esta é a palavra que eu gostaria que ele considerasse e valorizasse, principalmente agora quando a contagem regressiva para a posse tende rapidamente a zero.
Não está claro, ainda, quais serão os conselheiros políticos do Paulo. As informações chegam truncadas mas permitem alimentar um certo entusiasmo.
Paulo Ramos parece caminhar para a conciliação e a união de forças políticas. Nomes respeitados - que já participaram em diferentes governos - estão sendo consultados e convidados para atuarem como futuros secretários; independente da coloração política. Vale aguardar para conferir.
Mas insisto nos métodos.
Paulo Ramos precisa admitir que, apesar da vitória, não granjeou a maioria dos votos, que acabou rachada entre Pedro Tuzino, Nélio e Zizinho.
Há, portanto, uma boa parte do eleitorado, no mínimo, desconfiada. Não elegeu o prefeito, mas, possivelmente, torce pelo seu sucesso. Gestos positivos e saneadores permitirão a Paulo Ramos conquistar uma boa fatia destes votos.
Mas, manter os velhos hábitos, já rejeitados no passado, significará caminhar novamente para o desgaste e a reprovação popular.
Repito: Chance!
Torço para que estas seis letrinhas frequentem diariamente o pensamento do novo prefeito. Chance até para mudar a sua postura em relação a Câmara. Chegou o momento de incentivar novas lideranças. Este foi um dos recados das urnas. Se Paulo repudiar os vereadores oportunistas - estreantes ou antigos - dará um novo tom ao relacionamento com o legislativo, evidenciando a independência dos poderes. Não se deve lotear cargos nem tolerar gente movida a troca de favores ou de "queijinhos" para aprovar projetos.
Vamos lá, prefeito! Agarre-se a chance que Ubatuba lhe concedeu e garanta o registro de seu nome na história política da cidade como aquele que não apenas fez, mas fez com equilíbrio, ética e honestidade.

PS: Cruz de Ferro já é um Moto Clube consagrado. Quero parabenizá-lo pelo encontro realizado no último fim de semana. Mostrou força e capacidade de organização. Entretanto, eu moro no Perequê-Açu, a três quadras do Terminal Turístico, onde uma afinada banda embalou os motoqueiros nas noites de sexta e sábado. Confesso que às 4 da manhã ouvir "La Bamba" não foi fácil. Minha filhinha de pouco mais de três meses presenciou a primeira saraivada de palavrões da vida dela. Hoje, mais calmo, deixo como sugestão que o próximo encontro ocorra numa praia com pouca concentração residencial. Afinal, na madrugada, o ronco a que toda a família esta habituada, certamente não é o de motocicleta.

La Bamba
Ritchie Valens
Trini Lopez