7.10.11

Sua vez

Celso de Almeida Jr.


Publicado no jornal A Cidade - Coluna Política & Políticos
Ubatuba-SP, 09 de dezembro de 2000


o "Livro dos Porquês" é um clássico infantojuvenil. As perguntas mais embaraçosas - que toda criança dispara aos adultos desavisados - têm as respostas reveladas nesta interessante obra. Eu a conheci integrada a coleção "Tesouro da Juventude". Deliciosa, voltou ao pensamento um pouquinho antes de eu chegar a caneta e, assim, acabou virando o mote para este artigo.
Não darei, porém, as respostas. Gostaria de recebê-las de amigos leitores. É um jeito de conferir a sintonia alheia. Mande para a redação do "A Cidade", aos meus cuidados. Vamos lá! No jornal, assim como na política, precisamos revelar novos talentos. Portanto, a sua maneira, responda:
Por que a futura Câmara corre o risco de não ter um vereador novato na presidência, tendo em vista que a maioria é estreante?
Por que certos companheiros do prefeito eleito esparramam, sob articulada orquestração, que a redenção para os nossos problemas seria verticalizar Ubatuba?
Por que o atual prefeito realizou, a toque de caixa, um concurso para novos funcionários, às vésperas de deixar o comando?
Por que a prefeitura alega estar sempre em crise e endividada, mesmo tendo uma das maiores arrecadações proporcionais da região?
Por que, até hoje, não se realizou um eficiente serviço de captação de águas pluviais, ao menos na região central da cidade?
Por que tanto rigor na conferência da prestação de contas da campanha eleitoral, se os "gastões & comprometidos", com muito traquejo, sempre dão um jeitinho?
Por que a Comtur não aproveitou sequer algum ponto do ecologicamente correto Plano Estratégico de Desenvolvimento, insistentemente defendido e divulgado por Vera Coutinho?
Por que as fanfarras escolares não recebem incentivo e apoio do poder público municipal?
Por que as escolas particulares de Ubatuba, incluindo as pequeninas, não ganham isenção de IPTU como, sabidamente, está sendo sugerido para a Unitau; convertendo os valores do imposto, por exemplo, em bolsas de estudos para famílias carentes, indicadas pelo Serviço Social?
Por que o Fundo de Pensões e Aposentadorias do funcionalismo municipal ainda não foi transformado em Instituto?
Por que o silêncio do prefeito eleito quanto a divulgação da equipe que integrará o seu governo, causando friozinho nas barriguinhas aliadas?
Por que você não me escreve logo e aproveita para incluir mais porquês nesta relação?
Revele-se!

PS:Correu um zum-zum-zum espalhando que o estilista Clodovil poderia assumir a secretaria de turismo, a ser criada no governo próximo. Na prática ele já é nosso embaixador informal, divulgando Ubatuba, sempre que pode, com muita competência e entusiasmo. Mas, Clodovil se entenderia com Paulo Ramos? Ou teria se dado melhor com o Zizinho? Infelizmente, a prudência recomenda que eu silencie. Sobre esse assunto, na câmera da verdade, eu arrumaria uma tremenda confusão.

Zum Zum
Magnifico