14.11.11

Desce!

Celso de Almeida Jr.


Publicado no jornal A Cidade - Coluna Política & Políticos
Ubatuba-SP, 27 de janeiro de 2001


A última notícia que agitou a cidade foi a ênfase dada pela mídia regional sobre a intenção do prefeito Paulo Ramos em alterar a lei do uso do solo. Poxa vida! Eu que acreditava que teríamos certa paz na política, depois da tragédia Euclidiana, vejo que a zoeira voltou. Já escrevi, e muita gente já falou, que o retorno do Paulo está ligado ao fracasso do Zizinho. É uma explicação com certa lógica. Paulo saiu chamuscado de seu primeiro mandato. Zizinho saiu torrado. Não deu outra. Usaram o "eu era feliz e não sabia", e colou! O eleitor é assim mesmo. Precisaria tomar muito Prolerdol para estimular a memória. Mas, com tanta churrascada e cervejada, acaba dando nisso.
Francamente! Paulo Ramos insinua que hotéis como Meliá e Hilton viriam para cá, se permitíssemos edifícios de até 8 andares. Será mesmo? Você, leitor, com alguns milhões de reais no bolso, investiria numa cidade que é muito limpa, que tenha segurança, mão de obra qualificada, hospitais e clínicas bem equipadas, eficiente saneamento básico, roteiros turísticos interessantes e estradas bem conservadas ou, simplesmente, abriria a carteira somente se o seu empreendimento tivesse 8 andares? Sejamos negociantes. Se a cidade fosse muito bem estruturada e garantisse um turismo de alto nível, os investimentos dariam lucro certo, mesmo que existisse a necessidade de comprar uma área maior e construir, se for o caso, dois blocos de 4 andares cada, respeitando a lei vigente.
Mas...
Será que estes 8 pavimentos são compromissos de campanha para algum empreendedor amigão? Ou é foguinho de palha; balãozinho de ensaio para ocupar os chatos questionadores, enquanto alguma bomba-relógio é armada?
Paulo Ramos deveria arejar o pensamento. Ouvir mais gente. Evitar polêmica, factóides e auês. Afinal, Ubatuba precisa ser construída. Precisa seguir um plano diretor. Precisa ser unida e não, novamente, dividida. E o começo de governo é o melhor momento para buscar apoio. É a hora em que a oposição construtiva sempre dá uma trégua e torce pelo acerto. Já sabemos que os votos somados de Pedro Tuzinho, Nélio e Zizinho superaram os do Paulinho. É necessário, portanto, cautela e habilidade política para conquistar a confiança deste eleitorado. Relembro: Paulo Ramos tem uma preciosa chance para fazer um bom governo. Mas, se insistir nos velhos métodos já sabemos no que vai dar.
Recue, prefeito! Aproveite, pois - hoje - descendo alguns degraus, rapidamente estará em terra firme. Nem é preciso elevador. Entretanto, se continuar "subindo" recomendo que passe a usar um paraquedas, afinal, o tombo poderá ser grande. Quem avisa, inimigo não é.

PS: Não morre nem se perde a generosidade de Washington de Oliveira, o seu Filhinho, que compartilhou com os ubatubenses preciosas e curiosas informações sobre a história desta terra. Nossos corações, atingidos por sua sabedoria, guardarão um pouquinho da luz e da mensagem do inesquecível mestre.

Sobe e Desce
Waldir Azevedo
Grupo Chapéu de Palha