2.12.11

No limite

Celso de Almeida Jr.


Publicado no jornal A Cidade - Coluna Política & Políticos
Ubatuba-SP, 10 de fevereiro de 2001


Criticar o governo recém empossado é tarefa que exige extrema cautela. Prefiro a prudência. A pipocada do tema verticalização parece que murchou na panela e - tudo indica - enfrentará muitos obstáculos.
Assim, voltamos os olhos para o dia-a-dia da equipe de Paulo Ramos.
Meu distanciamento do prefeito não significa que desprezo as suas qualidades. De forma alguma. Já expressei no "A Cidade" e na Rádio Costa Azul o meu respeito pelo seu secretariado. Gente séria, honesta e competente é maioria no primeiro escalão. Mérito do Paulinho, cujo poder de persuasão, como se vê, é muito grande.
Também o seu jeito de ser é tido como agradável. Isso vem de família. Quem conhece sabe que esta característica de "gente do povo" está no sangue dos Ramos. Daí o coração mole. Daí a agonia e o sofrimento para dizer um não ao cabo eleitoral desesperado que vê no emprego público a única chance para o pão de cada dia.
Assim o Paulo amigo e solidário confunde-se com o Paulo prefeito e é por aí que a cupinchada deita e rola.
Paulo Ramos e eu temos amigos em comum. Estes, revelam-me preocupação com o desgastante cerco diário que o prefeito enfrenta. Não bastasse os oposicionistas "de boca" para sentar a pua, ele tem que driblar os amiguinhos abusados que querem não apenas "a boca", mas o cargo, o alto salário, o prestígio, a carta-convite, o mando e, se possível, a cadeira do chefe.
Não dá e não vai dar. Aposto na contagem regressiva. Quero acreditar que Paulo Ramos está sentindo o terreno, dando chance aos companheiros de campanha, avaliando o desempenho, observando a conduta para, daqui a alguns meses, comprar uma chuteira nova e colocar os gulosinhos identificados na marca do penalti.
Vamos ver.
Os problemas encontrados na prefeitura são impressionantes. Isto exigirá medidas enérgicas, muito duras, sempre pautadas na lei, é óbvio.
Haverá coragem para isso?
Paulo Ramos - que tem toda uma carreira política pela frente - precisará esfriar a cabeça, livrar-se dos oportunistas, romper com os velhos métodos e aplicar, com seus colaboradores mais competentes e confiáveis, um eficiente plano de ação que permita o desenvolvimento de Ubatuba.
A cidade estruturada garantirá a preservação da natureza e a valorização de nossa gente, oferecendo empregos até para aqueles que hoje o prefeito vem adotando com dinheiro público.
Força, prefeito! A independência e o sossego cobram um preço. Mas, ao livrar-se das amarras, conseguirá realizar seus mais verdadeiros objetivos que, quero crer, garantirão dias melhores para Ubatuba.
Tente! Esperamos por isso.

Tente Outra Vez
Raul Seixas